B1. Jogos para o desenvolvimento (português de Brazil)

 
Damas
O portal do Recreio – revista impressa e online infantil oferece uma diversidade de atividades para as crianças e dentre elas os jogos que estão organizados em seis categorias e em cada uma delas há pelo menos quatro jogos diferentes.
O jogo de damas está na categoria estratégia e apresenta a mesma lógica usada por este jogo no formato tabuleiro, isto é, não digital, analógico.
O adversário no jogo será o computador que informa que o jogador deve jogar com as peças vermelha em oposição as peças azuis que são movimentadas pelo programa. Para mover as peças basta clicar na pedra e depois na casa para onde ela irá se mover.
Como um jogo de estratégia é fundamental que o jogador planeje suas jogadas, antecipando-as mentalmente a fim de conseguir vencer o computador. A cada movimentação aparece abaixo do tabuleiro as mensagens (É a sua vez! vamos ver se você é bom!; movimento inválido; Argh! você é melhor que eu! Perdi!) para o jogador.

Reported by: alves, l.
Keywords: Este jogo é indicado para crianças que estão a partir da 3ª. série do ensino fundamental.
***
http://recreionline.abril.com.br/jogos/

Ikariam
Ikariam se caracteriza como um jogo de estratégia online, no qual os jogadores precisam organizar e estruturar uma antiga civlização, tomando decisões, planejando e antecipando ações que possam contribuir para o desenvolvimento da civilização.
O jogo se assemelha a lógica do Age of Empires e está disponível em quarenta línguas. Para jogar basta se cadastrar gratuitamente no site e será enviado um email com o login e a senha de acesso.

Reported by: alves, l.
Keywords: a crianças que estão cursando a partir da 3a. série do ensino fundamental
**
http://ikariam.it/?kid=1-03802-03802-0802-10112158

Paciência
O sistema operacional Windows trás junto com os seus programas um pacote de jogos e dentre eles está Paciência, um jogo antigo de cartas muito utilizado para passar o tempo de forma distraída. Podemos classificar esse jogo como casual e muitas vezes não atentamos para os conceitos que estão presentes e são exigidos nesse velho jogo.
Inicialmente o jogador tem o desafio de organizar as cartas do baralho na ordem decrescente, intercalando as cartas nas cores pretas e vermelhas sem se preocupar com o naipe (copas, ouro, espada e paus). Para tanto, deve arrastar as cartas que podem ser organizadas nessa ordem através do mouse. Caso as cartas disponíveis não permitam essa organização, o jogador deve buscar no monte de cartas disponíveis no lado esquerdo na parte superior da tela. As cartas que trazem o rei devem ser precedidas pelas cartas que trazem as damas e depois os valetes, para finalmente entrar na ordem decrescente numérica partindo do numeral 10. Esta seqüência termina com as cartas de As que deverão vir depois da carta de número 2.
O rei é a única carta que pode ser arrastada para um espaço vazio na tela onde estão organizadas as demais cartas horizontalmente, a fim de criar um novo monte de cartas. Na parte superior ao lado direito tem reservado o espaço para 4 cartas que devem começar pelo As, isto é, o As de copas, o As de paus, o As de ouro e o As de espadas. Aqui neste espaço o jogador deve tentar organizar as cartas, agora na ordem crescente, atentando para mesma cor e o naipe. Ganha o jogo quem conseguir organizar todas as cartas separadas por naipe e cor na ordem crescente na parte superior e direita da tela.
Este jogo que seduz por horas muitas pessoas, independente da idade exige alguns conceitos importantes. O primeiro é o de classificação, pois o jogador precisa organizar as cartas atentando sempre para a cor e naipe; depois o de seriação já que inicialmente começa o jogo criando série de cartas em naipes e cores diferentes, para depois fazer o inverso, seriar na mesma cor e naipe. E finalmente ordenação, na qual organiza as cartas da maior para a menor, no caso de optar pelas cartas que estão horizontalmente organizadas na parte inferior da tela ou na ordem crescente nos espaços reservados para cartas que estão na parte superior e direita da tela. É necessário também, planejar e antecipar as jogadas para atingir o objetivo do jogo no tempo adequado e vencer. Enfim, conceitos essenciais para a construção do conceito de número/numeral.
O menu que tem apenas duas opções (Jogo e Ajuda). Na opção Jogo, o usuário pode: dar as cartas para iniciar uma nova jogada; desfazer uma jogada; baralho para mudar o padrão do verso das cartas; opções onde escolhe como quer que seja o jogo; sair para finalizar a partida.


Reported by: alves, l.
Keywords: Este jogo é indicado para crianças que estão na Alfabetização e séries iniciais do ensino fundamental.
***
http://www.unito.it


Pagina 1 di 1
Indietro Home Banca Dati