P3. Matemática (português de Portugal)

 
Dominó
O Jogo faz parte do Portal Junior de origem portuguesa, que oferece além de jogos, informações sobre música, ambiente, esportes, famosos, concursos, sabias que..., vamos fazer e sobre a história de Portugal. Em relação aos jogos, pode se encontrar jogos de memória, dominó, labirinto e jogos com conteúdos de ciência que podem ser indicados para o Ensino básico em Portgual e/ou para as classes de Alfabetização até o 5º. ano do Ensino Fundamental no Brasil.
No jogo de dominó, o jogador escolhe inicialmente suas sete pedras e inicia o jogo, tendo como adversário o computador, representado pelo avatar de um menino. Ao iniciar o jogo deve escolher uma pedra e dá sequência numérica as peças que são apresentadas na mesa, arrastando-as com o mouse e colocando junto a peça que combina. Caso, as peças não possuam as "pintas" necessárias para combinar com as que estão na mesa, o jogador pode apanhar "peças para jogar" que estão do lado esquerdo da tela. Por exemplo: no lado esquerdo tem uma peça com três "pintas" e no lado direito a peça que precisa ter um par tem cinco "pintas". O jogador precisa ter uma peça que combine com uma das duas opções. Durante todo o jogo, o jogador recebe informações através de frases que o ajudam a jogar. Há a opção ajuda que orienta o jogador sobre o jogo.
O jogo de dominó é interessante para trabalhar conceitos como classificação, seriação, inclusão, ordenação e combinação. Essenciais para a construção do conceito de conservação de número.
O jogo não apresenta limite de tempo e nem escore. A criança pode ficar jogando continuamente, compreendendo a lógica do jogo.
Este jogo é indicado para alunos Ensino básico em Portgual e/ou para as classes de Alfabetização até o 5º. ano do Ensino Fundamental no Brasil, que já tem construido os conceitos classificação, seriação, inclusão, ordenação e combinação. Como o jogo de dominó não apresenta textos escritos, mas apenas a linguagem matemática e tem suas regras conhecidas em diferentes países pode ser usado em qualquer língua

Reported by: Pesquisado por: Edcleide Nascimento; Analisado por: Alves, Lynn
Keywords: indicados para as séries de Alfabetização a 5ª. série do Ensino Fundamental.
***
http://junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=47


Pagina 1 di 1
Indietro Home Banca Dati